domingo, 1 de março de 2009

Personagens | Resumo




FIDÉLIO, o " Toxicodependente" | Miguel Santos
Fidélio nasceu em Lisboa, na Mouraria. Biscateiro permanente, nunca teve especial vocação para nada, a não ser para este saltar de expediente em expediente para trabalhar o menos possível. Já esteve preso. Vive nas ruas. É o " toxicodependente" porque lhe dá jeito para assegurar um lugar efectivo na carreira de arrumador. O nome de Fidélio veio-lhe por a certa altura da sua vida se ter especializado no pequeno furto de equipamentos de alta fidelidade, especialmente em automóveis. daquelas alturas festivas como o Natal e a Páscoa.

MIROV | Filipe Luz
Ucraniano. Médico de clínica geral. Veio há seis meses para Portugal com um contrato de trabalho falso. Tem um acidente na obra e isso impede-o de continuar a trabalhar. Tenta arranjar dinheiro para voltar à Ucrânia, onde tem família. Trabalha como arrumador perto das Docas. Gosta de trabalhar ao pé do rio, onde no Verão, costuma dormir.


CASIMIRO, o "Jornalista" | Rui Ferreira

Estudou, não foi para a universidade porque a vida, as farras e uma certa boémia eram chamamento mais forte e começou a trabalhar como tarefeiro numa empresa de distribuição de jornais. A isso deve o seu nome de guerra, ou de rua, "O Jornalista". Casimiro incentiva a ficção, e alarga-se, quando conta o seu contacto com os jornalistas. Depois da tropa, a que não conseguiu escapar, vieram os vícios. Encontrou na rua o seu porto de abrigo. Casimiro já voltou ao jornal entretanto, onde foi recebido com carinho. "O nosso homem da rua", assim o chamaram no jornal, e ele lá saiu prometendo que lhes traria notícias.

ANUNCIADA | Ana Gil
Era para ser Maria da Anunciação, assim queria a sua mãe, mas por azar, o registo foi-lhe feito uma semana depois, pelo pai, que por economia de verbo a reduziu para Anunciada. Empregada doméstica. Dependente das telenovelas, que vê de uma enfiada em casa dos patrões, enquanto faz o serviço da casa. Namora Fidélio, principalmente por causa da prima deste, Sónia Belizardo, que é uma "estrela" mediática desde que participou num programa do Big Brother.

PIANISTA | José Carlos Pontes
Vive no prédio da Anunciada e está a preparar um recital, acompanhando assim involuntariamente toda esta história.